top of page

O quanto você realmente se conhece?

Atualizado: 13 de jan. de 2023

by Katia Lossano Curadoria Humahub



Hoje apresento o 7º e último atributo do Modelo de Liderança ETHICS: Self-awaress - Autoconsciência.


Modelo de Liderança ETHICS:

ETHICS: Ética.

Empathy: Empatia.

Trust: Confiança.

Humility: Humildade.

Intention: Intenção.

Commitment: Compromisso.

Self-awareness: Autoconciência.


Autoconsciência. Eu acredito que este é um tópico do qual nunca se fala o suficiente. Para mim, parece que tudo começa e termina aqui. A autoconsciência é importante em todos os aspectos de nossas vidas. É somente quando nos abrimos a ela que podemos realmente começar a ver (e a saber) quem somos. Pessoas com uma visão clara de quem são, tendem a se sentir mais seguros, confiáveis, criativas e a desenvolver e nutrir relacionamentos mais fortes. Líderes com maior autoconsciência têm melhor desempenho, são melhores tomadores de decisão, gerenciam melhor os conflitos, têm melhores relacionamentos com suas equipes e são percebidos como mais eficazes.


Para a Dra. Tasha Eurich, pesquisadora e autora do livro "Insight: Como ter sucesso ao se ver claramente", existem dois tipos de autoconsciência: interna e externa. Ela descreve o tipo interno como a forma de percebemos a nós mesmos e o externo, como os outros nos percebem. De acordo com ela, a autoconsciência interna é "o quão claramente vemos nossos próprios valores, paixões, aspirações, nos encaixamos em nosso ambiente, reações (incluindo pensamentos, sentimentos, comportamentos, pontos fortes e fracos) e o impacto sobre os outros". E externo é como os outros nos veem considerando esses mesmos tópicos.

Algumas descobertas interessantes de sua pesquisa:

  • 95% das pessoas pensam que são autoconscientes, mas apenas 15% realmente são.

  • Autoconsciência interna e externa são completamente independentes. Se você está alto em um tipo não significa que você esteja alto no outro. Líderes devem encontrar uma maneira de equilibrar ambos.

  • Quanto mais experiência e poder um líder tem, mais chances esse líder tem de ser pego de surpresa e não estar aberto a ouvir, porque geralmente os líderes seniores encontrarão menos pessoas dispostas a oferecer feedback honesto e podem pensar que sabem mais do que seus funcionários.

No entanto, ela descobriu que líderes de destaque, que mostraram alta autoconsciência, encontraram uma maneira de resolver isso. Esses líderes buscam feedback crítico constante, de pessoas que realmente possuem os melhores interesses em mente e falam a verdade. Eles também checam os feedbacks mais difíceis com outras pessoas para garantir que tenham uma boa compreensão deles.


Além disso, esses líderes investigam mais sobre si mesmos, perguntando "o que" em vez de "por quê". Ela percebeu que perguntas de “o que” podem abrir possibilidades e nos manter curiosos, e perguntas de "por quê", por outro lado, podem nos limitar.


Você está pronto e disposto a verificar o seu nível de autoconsciência?


Aqui estão algumas perguntas para aquecê-lo ao longo do processo:

  • Quão bem você se conhece?

    • Quais são seus valores, paixões, sonhos?

    • O que impulsiona suas decisões?

    • O que desencadeia suas emoções?

  • Com que frequência você faz check-ins? Você tem pausas que lhe permitem dar um passo para trás e observar: suas emoções, decisões, aprendizados, possíveis pontos cegos?

  • Você observa o impacto que tem sobre os outros e como eles reagem a você?

  • Você tem pessoas ao seu redor que lhe dariam feedback honesto e crítico?

  • Com que frequência você procura o feedback deles?

  • O que você faz com o feedback deles?

  • Você já notou padrões em situações, relacionam

entos, em relação à maneira como você lida com as coisas?

  • O que você pode fazer para melhorar sua autoconsciência interna e externa a partir de hoje?

Lao Tzu disse uma vez: "Conhecer os outros é inteligência, conhecer a si mesmo é a verdadeira sabedoria."

Aqui termino essa série de posts sobre o Modelo de Liderança ETHICS! Deixe seus comentários a respeito deste modelo de liderança! Caso queira continuar esta conversa, entre em contato!


Este modelo foi desenvolvido com a intenção de inspirar e provocar reflexões a respeito de como queremos construir as relações na liderança, de forma consciente.


Confira o blog para checar os demais posts e ferramentas relacionadas ao modelo.


Se quiser participar da pesquisa sobre o Modelo de Liderança ETHICS nos avise para enviarmos o link e posteriormente os resultados.


Katia Lossano



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page