top of page
  • Foto do escritorKatia Lossano

O que a crise das Lojas Americanas tem a ver com você?



Tudo. E não só porque um dia você comprou algo lá.


Recentemente, lancei o Modelo ETHICS© de Liderança, e falei sobre a importância da ética, integridade e coerência na liderança. Essa crise, como outras de natureza similar, ilustra como uma série de eventos “inconsistentes” podem resultar em uma explosão que impacta muito além das pessoas diretamente envolvidas.


O mais importante, no entanto, é que este episódio explicita, tamanha a sua grandiosidade, que cada indivíduo teve seu momento para fazer as escolhas que fez – e considerar o que considerou para tomar as decisões que o levaram ou não adiante.


Por trás dos bilhões, de todas as operações, relatórios, conversas, havia uma pessoa, cada uma em seu lugar, tomando uma decisão que culminou no que estamos assistindo. O que as levou a tomar estas decisões ao longo do caminho?


Provavelmente já tivemos inúmeras situações, algumas mais simples e outras mais complexas, nas quais nos vimos de diante de uma encruzilhada e tivemos que tomar uma decisão. O que nos guia e orienta neste momento? O que é o certo para nós? Será que é seguir o jogo e não causar barulho? Será que é não investigar a fundo mesmo quando algo não parece cair bem? Será que é fazer o que me foi dito? Ou será que é entrar no desconforto, mas seguir com a coerência? Talvez ir contra a maré, mas a favor da integridade? Quem sabe questionar o “óbvio” a serviço do ético?


Essa reflexão não é sobre apontar o dedo, a não ser que seja para nós mesmos. Pois todos os dias fazemos pequenas escolhas que podem parecer inofensivas, até que um dia não sejam.


O quanto estamos conscientes, a cada decisão que tomamos, a cada escolha que fazemos, da responsabilidade que temos como líderes?


Por Katia Lossano Curadoria HUMAHUB





















8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page