by Katia Lossano Curadoria Humahub
Recapitulando o que apresentei até o momento sobre o Modelo de Liderança ETHICS
(o modelo teve um upgrade ao longo deste processo!):
ETHICS: Ética. Empathy: Empatia. Trust: Confiança. Humility: Humildade.
Seguimos para o 5º atributo do Modelo de Liderança ETHICS: Intention – Intenção
INTENTION
Intenção é o porquê do líder. O que ele busca, onde quer chegar, sua visão. Que motivos o nutrem neste papel, na forma como exerce o seu papel e nas decisões que toma como líder.
Normalmente temos maior consciência de onde está nossa atenção, mas não a nossa intenção. Nossa atenção é onde nossa mente está. Nossa intenção é onde nosso coração está.
Quando não temos claridade das nossas intenções e do porquê fazemos o que fazemos, muitas vezes agimos no piloto automático e podemos nos sentir perdidos. Isso pode causar insegurança nos que estão ao redor e em nós mesmos. Quando temos claridade nas nossas intenções, damos passos seguros que nos levem na direção que queremos ir, em consonância com nossos valores e com o que realmente tem significado para nós.
Usando como referência o livro “Comece pelo Porquê”, do Simon Sinek, quando o líder começa com o porquê, ele coloca seus valores e os valores da empresa no centro. Líderes que estão conectados à missão e ao propósito da empresa inspiram maior confiança nos funcionários, pois tomam decisões com foco nos interesses da empresa em vez de seus interesses próprios.
Segundo o autor, descobrir ou definir o seu porquê é apenas o primeiro passo. O 2º é como o seu porquê impacta a empresa e o 3º está relacionado em como assegurar que você mantenha o foco no seu porquê. Cada um destes passos é bastante desafiador para a liderança. Em um cenário no qual os deadlines estão cada vez mais curtos, assim como os orçamentos, parar para pensar no porquê pode parecer irrelevante diante dos demais temas urgentes a serem resolvidos naquele momento.
No entanto, quando o líder começa por aí, há grandes chances de que as decisões, ações, tempo e dinheiro investidos estejam de fato em alinhamento com o propósito da empresa, e não a serviço de apagar incêndios que continuamente surgem no dia a dia e tiram o foco do que é realmente importante.
E você, sabe qual é a sua intenção?
Reflexões sobre Intenção na liderança:
Qual foi a última vez que percebeu alinhamento entre sua intenção e sua atenção?
Como se sentiu?
Você sempre compartilha as suas intenções com as pessoas envolvidas?
O que acontece quando você é e quando não é explícito com as intenções?
Como você pode promover maior clareza em relação às suas intenções junto ao seu time?
O que em você: a) promove a possibilidade de compartilhar as intenções com alguém? e b) interrompe a possibilidade de compartilhar as intenções com alguém?
Quer saber mais? Confira no blog mais posts sobre o Modelo de Liderança ETHICS e algumas ferramentas interessantes!
Katia Lossano em parceria com a HUMAHUB
Comments