top of page

Que compromissos você assume, como líder?




Hoje apresento o 6º atributo do Modelo de Liderança ETHICS: Commitment - Compromisso.


Modelo de Liderança ETHICS (o modelo teve um upgrade ao longo do processo!):

ETHICS: Ética. Empathy: Empatia. Trust: Confiança. Humility: Humildade. Intention: Intenção. Commitment: Compromisso.


COMMITMENT:

Compromisso é o que sela uma relação. Ao assumir uma posição de liderança em uma organização, o líder assume um compromisso, muitas vezes, formalizado por meio de um contrato. No entanto, como líder, seu compromisso vai além disso. Ao assumir a liderança, se assume um compromisso com os colaboradores, com os clientes e com toda a cadeia de relações que compõem o seu trabalho.


E esse compromisso é demonstrado pelas ações do líder. O seu nível de compromisso tem impacto no engajamento da equipe, pois, ao se comprometer com algo, o líder demonstra que acredita naquela causa. Quando se assume um compromisso, se assume a responsabilidade por algo.


Peter Drucker disse: Até que um compromisso seja feito, somente há promessas e esperanças…mas não planos.


De acordo com uma publicação da Cornwal Leadership Institute, compromisso é o coração da liderança. Nesta mesma publicação eles exploram como o compromisso individual com foco no trabalho coletivo pode criar grupos de trabalho excepcionais, e que não é somente a liderança, mas todos os membros que estimulam o compromisso nestes grupos excepcionais: “Criar e sustentar compromisso é liderança em ação, e é um processo coletivo.”


De acordo com a publicação, há diversos fatores que promovem compromisso no trabalho, entre eles o senso de propósito/missão, relacionamentos e autonomia.

Como está o seu compromisso com o time?

Como está o seu compromisso consigo mesmo?


Reflexões sobre Compromisso na liderança:

  • Que lembrança você tem de um compromisso não cumprido com você?

  • De que forma isso impactou a sua relação com as pessoas envolvidas?

  • Quando você pensa nesta experiência, como estava a qualidade destes fatores nesta relação: ética, empatia, confiança, humildade e intenção?

  • O que você faria diferente em uma próxima oportunidade?

  • Como pode demonstrar maior compromisso com o seu time?

Você está pronto para se comprometer a ser o embaixador do Modelo de Liderança ETHICS na sua empresa, e fomentar uma liderança ética, empática, confiável, humilde, intencional e comprometida?



Katia Lossano em parceria com a HUMAHUB


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page