top of page

Você é um Líder ETHIC?

by Katia Lossano Curadoria Humahub

Estou lançando meu Blog e para o primeiro post, escolhi um tema que me acompanha por quase toda a minha carreira: Liderança.


Este é um tema que me instiga. Primeiro devido a variedade enorme de conceitos, teorias, modelos, literatura, além de workshops e programas de desenvolvimento que podem apoiar o exercício deste papel. Segundo porque eu fico fascinada em perceber o poder de influência – e com isso a grande responsabilidade - que o exercício deste papel possui em praticamente todos os contextos que estamos inseridos, desde o ambiente familiar até a política.


Ainda assim, muitos profissionais chegam a sua primeira posição formal de liderança sentindo-se despreparados, com uma certa insegurança do que fazer e como fazer, procurando descobrir seu próprio estilo de liderança e como se situar neste novo contexto.


Muitas vezes seguimos um processo mental automático de refletir sobre o que falta para sermos um líder, ou o que falta para sermos o líder que queremos ser. E esquecemos que ao longo da nossa vida aprendemos muito sobre liderança, muito antes até de nos percebermos inseridos no contexto organizacional.



Desde pequenos, na escola, com amigos, na faculdade, na família e no trabalho, tivemos inúmeras experiências como líderes e liderados sem nos darmos conta. Essas experiências de alguma forma moldaram a nossa percepção sobre liderança e nos dão pistas de características que possuímos como líderes. Como podemos então aproveitar, reforçar e fortalecer o que muitas vezes já está presente? Como potencializar os conhecimentos, as experiências e as características pessoais existentes para sermos o líder que queremos ser?


Pensando nisso, consolidei minhas experiências ao longo dos processos de coaching, como designer de programas de desenvolvimento de liderança, interações com líderes de diversos setores e níveis de senioridade, como líder e liderada, contemplando os meus aprendizados, erros e acertos. Este exercício me inspirou a desenvolver meu próprio modelo de liderança. Um modelo que contempla o que eu considero essencial no exercício deste papel: Modelo de Liderança ETHIC.


Quer saber mais?

Nos próximos dias vou compartilhar mais sobre o modelo e sobre como suas próprias experiências e características pessoais podem te apoiar no exercício da liderança!


Enquanto isso, por favor participe desta enquete:



Liderança ética impacta a sua permanência na empresa?

  • Sim

  • Não


Liderança ética impacta o seu engajamento?

  • Sim

  • Não



Por Katia Lossano em parceria com a HUMAHUB


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page