top of page

Você já foi EMPÁTICO hoje?

by Katia Lossano Curadoria Humahub



No 2o. post sobre o Modelo de Liderança ETHIC, comecei a contar o que ele representa, apontando a importância da Ética como pilar desse modelo. Hoje vou compartilhar o primeiro atributo do acrônimo ETHIC: Empatia (Empathy).


EMPATHY

Empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, como muitos já sabem. E, embora possa ser um terreno conhecido nas relações pessoais, no ambiente de trabalho e especialmente na liderança, pode ser mais desafiador. Por quê? Porque ser empático implica em abrir-se para uma conexão real. Não se trata apenas de olhar o mundo com as lentes de uma outra pessoa. Trata-se de abrir espaço para uma relação de mão dupla, de fato. Trata-se de estar disponível para conhecer e deixar-se conhecer, estabelecer um canal de comunicação, estar aberto a opiniões e pontos de vista e realmente se integrar na relação. O líder empático demonstra interesse, preocupação e compreensão genuínos pelo seu time e pelas pessoas que o compõem.


E qual é a relevância da empatia na liderança? Uma matéria realizada pela Revista Forbes, em 2021, mencionou a empatia como a habilidade mais importante do líder de acordo com pesquisas, relatando um estudo conduzido pela Catalyst com 889 funcionários. De acordo com esse estudo, a empatia na liderança apresenta impactos consideráveis no engajamento, retenção, inovação, inclusão, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além da redução de burnout. Outra pesquisa, conduzida pelo Center of Creative Leadership, com 6.731 gerentes em 38 países, constatou ainda que líderes percebidos como empáticos pelo seu time, demonstram melhores performances de acordo com seus superiores. Parece bastante relevante para mim, e para você?


Que tal praticar um pouco de empatia no seu trabalho hoje?


Reflexões sobre Empatia na Liderança:

  • Quem é a pessoa mais empática que você conhece? Como você se sente na presença desta pessoa?

  • Agora, pense em uma situação na qual alguém não tenha sido empático com você. Como se sentiu?

  • Qual foi a última vez que você demonstrou interesse, preocupação e compreensão genuínos pelo seu time?

  • Que características pessoais apareceram nesta situação?

  • E qual a última vez que sentiu o mesmo, vindo de seu líder?

  • O que você pode fazer para demonstrar mais empatia com o seu time?


Por Katia Lossano em parceria com a HUMAHUB.


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page