top of page

Humildade e liderança, qual é a relação?

by Katia Lossano Curadoria Humahub



Dando sequência ao Modelo de Liderança ETHIC, até agora apresentei:

Ethic: Ética

Empathy: Empatia

Trust: Confiança

E seguimos para o 4º atributo do Modelo de Liderança ETHIC: Humility


HUMILITY

A humildade pode surpreender algumas pessoas ao ser associada à liderança. No entanto, é um atributo importante a ser considerado na atualidade. O que é humildade, afinal? Na essência, é a capacidade de enxergar-se como se é, nem mais nem menos. Esta capacidade vem da autoconsciência. Aliás, uma pesquisa conduzida com 75 membros do conselho da Stanford Graduate School of Business votou autoconsciência como o principal foco de desenvolvimento para os líderes.


Mas voltando ao tópico de hoje, na liderança, a humildade está relacionada ao fato de desapegar-se do status do título de líder e conectar-se de igual para igual com todas as pessoas, sem se posicionar como superior. Além disso, estar aberto a não ter sempre todas as respostas, a cometer erros e aprender com sua própria equipe. Quer saber o que pode conseguir com isso? Uma liderança que estabelece vínculos verdadeiros e autênticos, estimula o aprendizado, a inovação e promove um ambiente no qual todos se sentem respeitados.


Algumas pessoas podem confundir isso com falta de confiança e definitivamente não é a mesma coisa. Líderes humildes geralmente são muito confiantes e possuem uma boa percepção do que sabem e não sabem, sem se sentirem fragilizados por isso. Inclusive, o estudo já citado no post sobre o atributo Confiança, conduzido pela Harvard Business Review, constatou que pedir ajuda é sinal de um líder seguro, que envolve todos para atingir um objetivo, estimulando a confiança e a colaboração no caminho.


Você tem percebido humildade na liderança ultimamente?

Reflexões sobre Humildade na liderança:

  • Quem é sua referência em humildade na liderança?

  • O que você observa neste líder que te faz ser percebido como humilde?

  • Na sua opinião, por que isso faz diferença na forma como essa pessoa exerce a sua liderança?

  • O que você poderia incorporar na sua prática como líder?


Katia Lossano em parceria com a HUMAHUB.

19 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page